A queda de energia é um receio constante na rotina do seu condomínio? Fique tranquilo! Síndicos e moradores podem respirar aliviados após a instalação de um gerador para condomínio.
Para quem não conhece, esse equipamento é uma fonte de energia. Em casos de falha no fornecimento convencional, ele é acionado para manter a rotina do local funcionando normalmente.
Aliás, essa é uma das vantagens de ter esse equipamento em seu condomínio, mas não é a única. Afinal, imagine os problemas causados por uma queda de energia inesperada.
Problemas com a queda de energia inesperada no condomínio
- As áreas comuns ficam escuras, o que deixa os moradores inseguros e até impossibilita transitar pelo espaço;
- Pessoas que trabalham em home office precisam procurar outro local para fazer suas tarefas, o que gera uma “grande dor de cabeça”;
- Elevadores param de funcionar, o que é um problema, principalmente, para pessoas com dificuldades de locomoção ou idosas, entre tantos outros pontos.
Conheça mais sobre o gerador para condomínio e entenda a sua importância
1. Acionamento automático
Como explicado brevemente, o gerador é acionado imediatamente sempre que falta energia no condomínio. É um processo automático, tornando a queda algo imperceptível para os moradores.
Sistemas de segurança, elevadores, portões e luzes nas áreas comuns continuarão funcionando normalmente. E dentro dos apartamentos também não faltará energia.
2. Gerador para condomínio pode ajudar na economia do espaço
Uma das vantagens de maior destaque de um gerador para condomínio é a economia.
É possível utilizá-lo de maneira contínua fornecendo energia para os apartamentos e áreas externas do espaço. Esse uso pode ser estratégico se bem planejado pelo síndico: uma opção é manter o equipamento ligado no horário de maior consumo.
O horário de pico varia, mas é comum que seja entre as 17h e 21h, quando as pessoas estão em casa seguindo sua rotina. Com o uso do gerador, o condomínio não utiliza energia das companhias, gerando uma redução do consumo nas contas. Ou seja, o reflexo é positivo para o bolso dos moradores.
3. Problemas graves podem ser evitados
Geradores de energia são máquinas complexas que demandam atenção de profissionais. O equipamento pode ter uma vida útil longa se for utilizado corretamente.
Para isso, ele deve passar por manutenção preventiva, de modo a manter seu funcionamento em dia. Com esse processo, problemas graves que podem acometer o gerador para condomínio são evitados previamente.
Como esse cuidado precisa de um profissional, existe a opção de terceirizar a manutenção. Será necessário encontrar uma empresa especializada nesse ramo e com reputação no mercado para cuidar bem do equipamento.
É mais indicado comprar um gerador para condomínio?
Embora o aluguel pareça vantajoso de início, a longo prazo mostra-se o inverso. Isso porque a locação é indicada para uso temporário, em situações de emergência.
Em um evento, por exemplo, você pode optar por locar o gerador por alguns dias. Mas os espaços residenciais apresentam uma necessidade bem diferente porque precisam do equipamento diariamente, já que pode ser ligado como fonte principal.
Deste modo, arcar com os custos de um aluguel se torna pesado. A compra é mais interessante porque o gerador para condomínio passa a ser do local, que pode usufruir das suas vantagens a qualquer momento.
Vale ressaltar que a máquina precisa de cuidados, então além da compra, é indicado ter um contrato de manutenção para que ela passe por revisões preventivas para evitar paradas inesperadas quando mais precisar utilizá-la.
Leia também: Gerador para elevador: Entenda a necessidade
Você tem dúvidas sobre o assunto? Contamos com um blog recheado de dicas para que você possa entender mais a respeito das funções de um gerador. Confira aqui.