Muitos detalhes envolvem a rotina de um condomínio para garantir o bem-estar dos moradores. É o caso da manutenção predial, responsável por assegurar o funcionamento dos serviços no local.
Quedas e falhas no fornecimento de energia, por exemplo, são uma constante por parte das concessionárias. A manutenção do prédio ajuda a garantir que esse problema seja mínimo e não interfira no dia a dia daquele ambiente.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a listar o que é realmente importante nessa manutenção. Continue a leitura para conferir as dicas:
O que é manutenção predial?
Esse é um conjunto de ações que envolvem diversos serviços. A manutenção é feita de modo a garantir que o condomínio não tenha interferências em sua rotina, como quedas de energia, e que os moradores possam utilizar as áreas comuns com tranquilidade.
Dessas ações, podemos destacar:
● Modernização da parte elétrica;
● Cuidados com a limpeza;
● Manutenção dos elevadores;
● Conservação da fachada;
● Entre outros.
Note que a maioria dessas medidas são processos de manutenção predial para manter o funcionamento dos equipamentos essenciais para o local. Sendo assim, basta que sejam realizadas no tempo adequado, para garantir a segurança e funcionalidade do edifício.
Dicas para evitar quedas de energia
A manutenção predial engloba diversas medidas para que o funcionamento do prédio seja mantido. A preocupação maior é com picos de energia que podem comprometer a rotina do prédio.
Sem eletricidade, elevadores e sistemas de segurança deixam de funcionar, além de manter o edifício no escuro, gerando dores de cabeça com os moradores, que ficam sem acesso aos elevadores, áreas comuns e aos aparelhos em casa.
Para evitar esse problema, os síndicos devem planejar um esquema de manutenção que priorizem as dicas a seguir:
1) Faça a manutenção do quadro elétrico
O quadro de distribuição é um aparelho responsável por receber a energia da companhia e transportá-la para os apartamentos. Nele passam todos os fios de eletricidade de uma construção, por isso é um componente de extrema importância.
Como contém todos os cabos da fiação do prédio, esse sistema precisa de cuidados recorrentes. Podem ser necessários pequenos reparos e revisões periódicas para diminuir as chances de sobrecarga no sistema.
2) Fique de olho na sobrecarga elétrica
Com a modernização dos aparelhos elétricos e o aumento do consumo de energia, é indispensável dar atenção à fiação.
Nem sempre as instalações comportam a quantidade de equipamentos ligados a elas, gerando uma sobrecarga de energia. Se o imóvel é novo, já atende ao padrão de consumo atual, mas imóveis antigos precisam de atenção para esse fator.
A carga extra pode gerar o desarme dos disjuntores e danos aos fusíveis. Na pior das hipóteses, chega a até causar um princípio de incêndio no local.
Neste caso, a manutenção predial é o meio mais viável para evitar essa situação alarmante. Se for feita regularmente e no período adequado, dificilmente o condomínio sofrerá com sobrecargas de energia.
3) Não se esqueça da manutenção predial
As dicas anteriores são ações que compõem essa atividade, mas o processo de manutenção tem outras medidas.
Tenha sempre um plano de manutenção do prédio como um todo e não somente do fornecimento de energia. Um espaço bem cuidado dificilmente terá problemas que afetem sua rotina.
Por isso dê atenção a essas medidas, tanto as indicadas aqui, como outras relacionadas a limpeza, conversação da fachada etc.
Leia também: Gerador para elevador: Entenda a necessidade.
4) Geradores de energia como plano de contingência
Por fim, vamos dar uma dica que vai além da manutenção predial, mas que serve como um plano de contingência para o dia a dia do condomínio.
Quedas no fornecimento são imprevisíveis e mesmo tomando todos os cuidados, pode acontecer do prédio ficar sem energia. A melhor maneira de evitar esse problema é instalar um gerador de energia no seu condomínio.
Esse equipamento é capaz de fornecer energia para abastecer o edifício em casos de emergência. Seu acionamento é automático, mantendo elevadores, sistemas de segurança e luzes nas áreas comuns funcionando, além de distribuir eletricidade para o interior dos apartamentos.
Sem contar que esse recurso pode também contribuir para a economia do condomínio, visto que pode ser ligado em horários de pico, por exemplo. Quer saber mais sobre essa opção e seu funcionamento? Então, acesse o blog da ATG e encontre diversos conteúdos sobre geradores de energia. É só clicar neste link.
Por: ATG Geradores